2015-12-23

Exercício P02 - Nano Rig



Junto a parte de rigging do Nano.Poderia ser bastante melhorada, mas para os efeitos finais (que se podem ver no blog da colega), julgo que será o suficiente:


Nano&Rig from José Raimundo on Vimeo.

Nano from José Raimundo on Vimeo.


Rig from José Raimundo on Vimeo.

EX3: Motion graphics 

Junto o resultado do meu trabalho para este exercício, tentando colocar em prática as vertentes de animação do blender:

EX3-Motion graphics from José Raimundo on Vimeo.

Adiciono também screenshoots do "Steam Engine" que concebi para esta animação, todo ele tem rigging, infelizmente não consegui terminar umas nuances na chaminé, (reparar nos Dummys nas extremidades). Adiciono também o screenshoot do "quebra-nozes" simplificado para os sistemas de partículas, este último era para também para ser animado individualmente com esqueleto, mas é preciso saber quando parar:




2015-12-12

Teste nº3 - Animação para o exercício p02

Relativamente ao exercício P02, estamos com muitas dificuldades em fazer com que dois emissores de partículas colocados nas extremidade de um mesmo caminho ou obstáculo de colisão , possam emitir sem serem afectados um pelo outro. Acontece que ambos os emissores começam a emitir na mesma direcção, isto independentemente de todas as settings terem sido revistas mais do que uma vez, e dos emissores possuírem os normais devidamente orientados.
Em vista do tempo dispendido sem resultados favoráveis recorro ao artifício de colocar 3 conjuntos de sistemas diferentes, no fim de cada segmento da veia para emitir células normais. Cada segmento de veia tem uma "jaula" que serve para limitar por colisão, o caminho das células.
   Quanto aos nanos, terão de ser animados um a um ao longo de caminhos diferentes (isto também possibilita outro controlo sobre os mesmos, que sob forma de partículas se tornaria dificil). Esta última animação têm estas alterações todas, e um nano como exemplo ( pensando em como toda a animação segue o objectivo da "bula" de medicamento , poderia penas que apenas um nano chegaria para obter explicar o efeito pretendido -digo isto sem estar a utilizar este argumento como desculpa para não aplicar mais.
  O Rig do Nano não está obviamente preparado para locomoção e provavelmente terão de ser feitos ajustes para uma animação mais eficaz.
  O espaço entre veias poderá ter texto a surgir e a desvanecer consoante a etapa que o nano percorre. Segue a animação, mais alguns snapshots de renderização para dar uma amostra como ficará no final:

 








2015-12-11

Teste de novo personagem


Teste de um nove personagem em que estou a trabalhar, para já apenas um conglomerado de peças.

Exercício de Motion Graphics - Testes









Um primeiro teste para o exercício de Motion Graphics, tentei não fazer algo abstracto, e em vez disso, um objecto em sincronia com a música, que para já é apenas um Opengl render. A totalidade de frames é de 2990, e provavelmente por isso irei abandonar esta abordagem (demasiado pesada até para blender internal). Acho que estou sem ideias... quanto a este trabalho. Snapshoot:
 

 E o pluguin que activei para converter Wav para IPO curves:



  O segundo teste parte do uso de dois modificadores de array, cuja origem é movimentada com base numa curva ipo extraída a partir do wave:
 



  Apesar dos meus esforços em tentar adoptar o player de html5, este continua a não funcionar, portanto estou a postar como tenho feito até agora. Caso o docente não consiga visualizar, poderei fazer o envio dos videos através de um link de Google drive :

Google Drive





2015-12-07

Unidade entre vídeos - P02

Com o intúito de obter unidade entre vídeos, seguindo a possibilidade de dividir e 3 vídeos de 10 segundos, os 30 segundos requeridos pelo exercício p02. Tenta-se aqui criar um cenário que conjugue as três secções de veia a trabalhar. A câmara ortogonal segue um caminho pré-determinado e o seu foco outro. Porventura se esta animação for esclarecedora, o ficheiro será "desmontado" em 3 partes para trabalhar o pormenor:



E, ainda outra versão com transições entre segmentos mais rápidos com recurso a "Evaluation time"  da spline que afecta o ponto de focagem:










Html5 V1

Html5 V2

2015-12-03

Exercício "Natureza Morta" - considerações finais

 Cycles & Blender internal


2º Blender internal

Bem fiz uma última tentativa da natureza morta, desta vez tentei usar o blender internal render para gerar as sombras que se anulam, e fiz uma montagem sobreposta com o Gimp. Não está perfeito, precisaria de muito mais tempo e de outra desenvoltura para resolver este problema, mas é o resultado do meu esforço:

Original  + Blender

Esboço preleminar da animação para exercício P02


Um 1º teste da animação (opengl render) para o exercício P02, de acordo com o storyboard anterior. A veia é constituída por uma estrutura com base numa secção e um caminho, bem como alterações de escala para o referido caminho por forma a fazer variar o calibre da referida Veia. Também foi aplicada alguma animação às células "normais", bem como da abertura da cápsula. Como é obvio trata-se de trabalho preleminar.

 

...e junto uma captura de ecran com a geometria e animação visíveis:

2015-11-28

Storyboard para exercício P02: 3D—>4—>MoTioN

Segue um storyboard , para o desenvolvimento do exercício P02: 3D—>4—>MoTioN, que constitui uma das possibilidadesno contexto do grupo no qual me insiro. Penso utilizar numa 1ª abordagem o Blender Render Internal em vez do cycles para minimizar o tempo dispendido a gerar a animação:


2015-11-18

Chromatic Aberration

 Ajuste de proporção com base numa grelha, e adição de lens distortion (Chromatic Aberration) a 3 das imagens, pelo facto de serem acções que acontecem dentro do corpo ao nivel de escala dos nanos/virus.

cartaz 2


cartaz 3

cartaz 4

2015-11-16

Alterações aos cartazes

Composição de elementos segundo a mesma grelha, excluídos os textos e ilustrações, adição de SSS, e pequenas correcções:

Cartaz2

Cartaz3

Cartaz4

Implantação tipográfica do título

2015-11-13

Teste de flúidos com o blender

Um teste com fluídos na tentativa de uma abordagem para a saída dos nanos de uma capsula. Abordagem abandonada, demasidao complexo e demasiado consumo em termos de tempo de rendering.

Ajustes após conversa com o professor

Sem composição com o título, e sem ilustração de bula de medicamento.Foram feitos testes de profundidade de campo, uma nova abordagem para a saída dos nanos da cápsula e um código de barras na mesma para tentar dar algum detalhe conforme sugerido. O cancro escolhido para os dois últimos posters é o do pâncreas, e substitui a versão anterior.O 4º poster é sobre a desintegração do cancro.
 
Cartaz 2

Cartaz 3 - Sem Profundidade de Campo...

Cartaz 3- Com Profundidade de Campo...

2015-11-12

Imagem final do desafio da natureza-morta

Bem, vou dar por concluídos os meus esforços no que toca ao desafio, fica muita coisa por afinar respeitante à luz e sombras. O corpo de vidro da lâmpada antiga precisava de um displacement modifyer porque projecta uma sombra "estriada"; as sombras precisavam de mais expressão e o matiz de cor não é o da fotografia. Aparentemente isto vai além de um trabalho de iluminação em cycles e passa por eventualmente usar de Post-processing, com recurso adicional de renders do blender internal ( falo da sombra projectada pela lâmpada mais antiga que é perfeitamente nítida onde se aproxima do chão e vai perdendo definição ao longo da sua projecção). Eventualmente usar uma textura HDRI, com mapeamento apropriado para simular as reflexões, mas para isso seria necessário criar esta textura expecial também. Em conclusão dou por terminado, e junto alguns screenshoots para ilustrar o esforço na modelação das lâmpadas:


Desafio da Natureza morta

Creio que tive mais olhos que barriga com este exercício, no entanto aqui vai o meu progresso :

fotografia

Blender
 É dificil afinar a luz, por exemplo nas sombras mais escuras na proximidade com a base como na fotografia, spots e points não fazem o servico, hemis geram uma sombra demasiado dura. A luz não mostra o trabalho da geometria da lâmpada, construída de raíz. 


2015-11-08

Colourfull Nano

Ajustei as texturas para que o nano pudesse ser colorido:


Teste de tipografia com as peças do Nano



Estive a fazer um teste com as peças do nano, para ver se conseguiria criar uma tipografia a condizer com o cartaz, e este é o resultado:

 

Poderá ser ajustada caso se decida usar esta abordagem para o texto...


2015-11-06

Testes de Poster

Testes feitos na aula, os robots ganham o protagonismo, estando o virus a perder,
 Problemas de escala, não é realístico fazer nanos a sairem de uma cápsula de medicamento com esta dimensão...
 De seguida dois exemplos, um mais preenchido que o outro, ambos na espectativa de uma composição aproximada à espiral:

 E finalmente um teste para experimentar se um corpo mais compacto poderia ser usado como saída dos nanos, bastante insatisfatória.

2015-11-05

Tentativa de textura, processo muito demorado, para ja fica assim, veremos como se comporta com outros elementos.

2015-11-04

E uma pequena actualização sobre como pretendo faze-lo parecer como se montado com ajuda de um pequeno normal map,(neste momento só as patas), tambem pretendo que seja mais aparente do que está no momento e este encaixe é para trabalhar na carenagem, estou a pensar em trabalhar os contentores atrás com os simbolos da radioactividade, e mais algumas coisas que espero terminem bem o robot:

2015-11-02

Concepts a partir da conversa com o professor.

Com base nos concepts que mostrámos ao professor hoje, estive a tentar compilar algumas narrativas simples. Neste 1º esboço 2 possibilidades:


1ª possibilidade (para todos os posters fundo branco com sombras projectadas da geometria estamos a falar de um plano perpendicual ao observador):

Poster nº1
Embalagem ( a conceber em detalhe , porventura com grafismos do nano incluídos e fonte do tipo digital display- aliás essa seria a minha escolha para títulos e restante texto do cartaz, sendo usada como objecto de texto no blender, como vector, ou como àras a preencher de swarm.
Poster nº 2
Indicação de qual a célula que cada nano combate (nanos coloridos consoante ).

Poster nº3
Exploração de sobredosagem ou uso simultâneo de nanos , um perfil de cabeça com o nano lá dentro em  vez do cérebro.Possibilidade de utilização de vector para compor o perfil e o triângulo de perigo. poderão ser excluídos da base os 4 tipos de nanos e tentar compilar o sinal de exclamação com os mesmos. se for explorada a exclusão no mesmo local colocar uma chamada de atenção na mesma zona em texto com a fonte supra-citada.



2ª possibilidade (para todos os posters fundo branco com sombras projectadas da geometria estamos a falar de um plano perpendicual ao observador):

1º e 2º Poster:
Fundo branco. Joga-se aqui com sistemas de particulas para compor o nome "Nano X11" na fonte supra-citada, que convergem a partir da cápsula aberta.
3º Poster:
Chamada de atenção para a sobredosagem ou uso simultâneo. Swarm de particulas a partir das cápsulas abertas, símbolo da morte produzido em vector?
Finalmente, mais uma vez uma indicação em texto pequeno

 3ª Possibilidade

1º Poster:
Fundo com uma visualização interna de uma veia. Nome do produto na mesma fonte e um grande plano do dispositivo ao centro (disposição conforme esboço +- aproximada.
2º Poster:
 Apropriação de um dos trabalhos já apresentados com o nano a pairar sobre a célula  ( neste caso fundo branco) . Eventual aplicação do título no topo ou na base.
3º Poster (facultativo) , concepção da embalagem, porventura abertar com a saqueta no interior semi-descoberta, e particulas de nanos a criarem o título.






Parto do princípio  que será valorizado a utilização de elementos 3d tantos quantos puderem ser usados para a criação do poster, mas uma das questões com que me debato, será qual a possibilidade de usar vectores como nos casos acima mencionados?


Imagens exemplo, a emular através do blender:


http://www.foxnews.com/health/2010/06/18/blood-clots-kill.html




2015-10-30

Actualização do "Nano", Lowpoly

Junto envio dois testes da versão que espero usar no poster, são lowpoly para optimização do render mas também, como já justificado no post anterior, estar em sintonia com o facto de não se saber muito bem como se construirão no futuro dispositivos com tal comlexidade. Assim que acabar de ser estabilizado será texturado à mão , aproveitando para isso o estilo do concept.


Frente e traseira respectivamente...

2015-10-29

Concept para robot

Concept para o nanorobot (projecto do poster):




 

Estudo para a tenaz, e articulação do braço:

  

Entretanto fiquei a pensar que vou manter este aspecto facetado. Muito embora em 1ª instãncia seja devido à desactivação do subdiv, agrada-me, e porventura conveniente, uma vez que o fabrico destes dispositivos no futuro ainda é uma incógnita (por contraponto ao que é hoje a carroçaria de um carro, suave e streamlined).

2015-10-27

Já consegui noutras alturas fazer uso de caustica com o cycles, com copos de vinho numa mesa, e com água numa piscina por ex, ultimamente parece-me algo impossível com um simples frasco dotado de caracter "sólido" (malha fechada, acho que estou a perder muito tempo com isto, como mostra a imagem que junto.Não é mais que o frasco sem modificador de subdiv comum plano dotado de um shader de emissão. Em qualquer dos casos é sempre questão de persistência e de trail and error, que talvez não insista em levar a cabo...